Vista parcial do salão de festas
Sábado passado, dia 3, foi noite de grande festa na sede deste prestigioso clube regional da nossa comunidade, o Arsenal do Minho, com um jantar e baile dedicado aos “Caçadores” cujas peças abatidas foram preparadas a preceiro pelo pessoal voluntário da cozinha desta agremiação.
Um grupo de caçadores
Muita gente, melhor dizendo, completamente lotado, para não só degustar tal pitéu preparado pelas excelentes cozinheiras, como para se divertirem, dançando não só as músicas modernas que o DJ “oferecia” como as bem conhecidas chulas, viras, malhão, rusgas e os afandangos tocados pelo Grupo de Concertinas do Arsenal que “puxou, novos e menos novos, para a pista de dança para ali, numa coreografia impressionante darem “largas” aquelas musicas que foram os seus berços.
Amigos e caçadores
Foi deveras uma noite bem aprazivel que só as gentes do Minho sabem fazer, com espontaneidade e alegria numa autêntica irmandade regional, sejam eles do Alto ou Baixo Minho, ou de Viana, Arcos de Valdevez, Barcelos ou Braga.
As concertinas sempre presentes nas festas dos arsenalistas
Todos comungam nos mesmos gostos e na mesma cultura. Há quem chame a estas festas de Arraiais Minhotos e nisso não duvidamos pois onde há minhoto há, de certeza absoluta, concertinas, castanholas, ferrinhos, tabuinhas, bombos e outros instrumentos musicais seculares, e sai dança para, aqui longe daquele chão natal, mitigar-se as saudades deixadas no acto de emigrar. Só faltou, confessamos, os “Zés Pereiras” ou “Cabeçudos” para dizermos finalmente – Estamos no Minho, fisicamente falando.
Até os mais pequeninos dão ao pé! Está no sangue...
Um bravo aos organizadores, o “Caçadores” do Arsenal pelo êxito deste jantar bem regional e da musica e danças que se lhe seguiu.
Voltar para Eventos Sociais |